Importância dos implantes

Os implantes têm algumas vantagens sobre as próteses removíveis . As próteses removíveis falsas tendem a mover –se durante a fala ou a mastigação. Ao longo do tempo , o osso que suporta as dentaduras sofre alterações , o que resulta numa diminuição no suporte das próteses convencionais. Os implantes têm algumas vantagens sobre a prótese fixa convencional. Substituir o dente ou dentes sem alterar seus dentes naturais.

Lembre-se: quando decidir colocar um implante deve manter uma boa saúde oral, através de uma adequada e correta higiene oral, seguindo todas as indicações do seu médico dentista e/ou higienista oral.

O que são implantes dentários?

Os implantes dentários são estruturas em titânio com capacidade de integração no tecido ósseo – osteointegração – e representam uma solução segura para a substituição de um ou mais dentes. Assim sendo, funcionando como raízes, os implantes constituem os pilares de suporte para a futura prótese.

Quais são as vantagens?

A principal vantagem é que se pode evitar que o paciente tenha que usar próteses removíveis que podem ter problemas de mobilidade e até mesmo de estética. Outra vantagem importante do implante em relação à prótese fixa tradicional (ponte) é que não há necessidade de desgastar os dentes de suporte da ponte. Os implantes são mais vantajosos que que a prótese removível e mais vantajosos que a prótese fixa tradicional (ponte) visto que estas afetam os dentes adjacentes.

Melhorar a aparência: Cada dente tem uma coroa e uma raiz. Existem vários métodos para substituir a coroa, mas apenas o implante pode substituir a raiz, de modo que o osso do maxilar não perca volume e a face apresenta uma aparência mais jovem. Vamos comer de tudo: Mesmo que o ajuste seja excelente, as pessoas com próteses removíveis por vezes não conseguem comer determinados alimentos nem ter o mesmo conforto que se tem com os dentes naturais, algo que se consegue com os implantes.

Melhorar o conforto e a fala: Têm efeito duradouro: Os implantes são uma solução a longo prazo que podem durar uma vida enquanto o tratamento tradicional com próteses removíveis (sem raízes) deve ser repetido periodicamente.

Fazer implantes tem contra-indicações?

Há muito poucas contra-indicações absolutas, entre as quais destacamos as doenças graves que afetam o metabolismo ósseo, infecções específicas, doenças malignas que afetam o osso, ou radioterapia em doses elevadas.

É importante dizer que os implantes não causam rejeição no corpo, só pode acontecer se falhar a osseointegração (falhas de nível médio estimado de 2% nos implantes colocados). Aqui entra em jogo as habilidades do cirurgião, mas também tem que considerar que há mais comprometimento do que nos outros casos. Quando um implante falha normalmente deve ser substituído por outro.

É complexa a cirurgia ?

É um procedimento ambulatório, o que significa que a intervenção é realizada no consultório dentário, desde que o mesmo esteja equipado com o equipamento necessário para realizar a cirurgia.

A intervenção ocorre na maioria dos casos sob anestesia local. Em intervenções de longo prazo ( reabilitações , elevadores seio maxilar, regeneração óssea ) poderá recorrer-se a um anestesista para sedação endovenosa monitorizada.

Os implantes dentários podem ser uma boa solução

Apesar de todos os implantes dentários oferecerem conforto e confiança aos pacientes para sorrir , comer, falar , etc. , não são para todos . O paciente ideal deve ter em principio uma boa saúde e osso , adequados para apoiar o implante . Também é importante " o compromisso" do paciente para uma boa higiene oral e visitas regulares ao dentista / higienista oral. .

O seu dentista deve decidir se o implante dentário é um tratamento adequado para si. Para tal decisão requer um exame oral completo. Irá realizar-se um histórico médico pessoal, uma análise aprofundada do osso remanescente, controlando a oclusão, radiografias , modelos da sua boca para o exame e eventual plano de tratamento. Você deverá ser esclarecido, deve perguntar, aprender os benefícios, riscos e alternativas.

É difícil o período pós-operatório?

Ao contrário do que pode parecer, em muitos casos, significa um menor desconforto pós-operatório e os inconvenientes para outros pequenos procedimentos em medicina dentária. Um implante bem colocado não tem problemas, apenas o ferimento pode causar desconforto nas gengivas durante o processo de cicatrização. É essencial os cuidados de uma higiene oral rigorosa para evitar infeções secundárias da gengiva. Normalmente os antibióticos são prescritos para segurança. Em casos de intervenções principais, tais como sinusite ou elevações e enxertos, o inchaço ocorre frequentemente durante os primeiros dias, apesar de não ser doloroso e poder levar uma vida normal.

Quanto tempo dura o tratamento completo da colocação dos implantes para a colocação da prótese final?

Quando os implantes são colocados em pacientes sem perda óssea tem um intervalo de tempo mais curto para a colocação da prótese final. As próteses podem ser colocadas dois meses após a cirurgia. Outros implantes podem exigir um tempo de ósseo integração até seis meses.

É possível colocar os implantes em pacientes de todas as idades?

Os implantes podem ser colocados nos jovens desde que o desenvolvimento ósseo esteja concluído, geralmente a partir dos dezasseis anos de idade para as mulheres e dezoito para os homens. Em adultos, não há contraindicação devido à idade.

Os implantes são Uma solução duradoura?

Talvez seja o único caso na medicina em que o substituto artificial tem uma melhor funcionalidade do que o corpo original. Um implante que funciona correctamente na boca (porque ele é colocado na melhor posição e suporta um axial proporcional ao seu tamanho e carga), tem um muito maior ciclo de vida do que um dente de durabilidade natural.

O resultado de implantes

De um ponto de vista estético, os implantes dentários têm uma aparência natural e são difíceis de distinguir do normal. Para o conforto e função depois de um período de adaptação curto, com implantes dentários pode mastigar como com dentes naturais.